sábado, 3 de maio de 2014

Brigada "Por um Planeta Sustentável"


O que é um planeta sustentável?

Um planeta sustentável é aquele que pode sustentar a vida e que o consumo regular dos recursos é feito de forma a permitir que eles se renovam ou que se mantenham num nível que garanta muitos e muitos anos de exploração viável e útil desses recursos.

O homem costumava pescar, colher frutos e alimentos que cresciam normalmente nas árvores e nos campos e, caçar animais que a Terra disponibilizava para ele. Contudo, com o crescimento populacional a aumentar conforme a tecnologia e as condições de vida melhoravam, a humanidade teve que desenvolver técnicas de produção de maiores volumes de alimentos. Da mesma forma, o ser humano começou a produzir grandes quantidades de resíduos que eram simplesmente atirados nos rios, sem qualquer tratamento prévio. Em muito pouco tempo, essas práticas acabaram por degradar a Terra, a água e o solo e provocar um enorme problema no planeta.

Conseguir um planeta que volte a suportar o consumo das suas riquezas e a processar os nossos resíduos de forma mais harmoniosa transformou-se numa condição essencial para que a vida humana conseguisse prolongar-se por mais gerações sobre a face da Terra.

Assim, o Clube Missão Up – Brigadas Positivas, propôs a alguns alunos de 6.º ano que elaborassem vídeos, com o máximo de 2 minutos que sensibilizasassem para as boas práticas no quotidiano. Cada grupo de 3 alunos realizou um vídeo sobre energia e outro, sobre um tema livre (resíduos, biodiversidade, água, transportes ou alterações climáticas).

Segue-se o vídeo sobre “Energia” elaborado pelos alunos Eva, Laura e Pedro da turma 6.3:



Seguem-se os vídeos sobre “Energia” e "Água" elaborados pelos alunos Maria Gomes, Patrícia Albuquerque e Sofia Junqueira da turma 6.3: 
 
 
Desta forma, temos que encarar os nossos recursos planetários como uma importante herança que deve ser deixada para as gerações futuras e, por isso mesmo, deve ser usada com racionalidade para garantirmos um futuro promissor para nós e para nosso planeta.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário