quinta-feira, 29 de maio de 2014

1º Prémio no concurso “Brigadas Positivas”

O CCMI e, em especial os alunos que integram o Clube Missão Up – Brigadas Positivas foram premiados com a atribuição do 1º Prémio no concurso “Brigadas Positivas”, um projeto lançado pela Galp Energia no âmbito do Projeto Missão UP | Unidos pelo Planeta, de abrangência nacional.

Ao longo de todo o ano letivo, 22 alunos das turmas 5.1 e 5.3, pais, encarregados de educação e professores desenvolveram diversas “brigadas positivas”  dedicadas à problemática da eficiência energética, com especial enfoque nos temas da mobilidade sustentável, fontes de energia e pegada energética. 
Por ser uma temática pertinente, atual e que diz respeito a todos nós, os alunos do Clube Missão Up – Brigadas Positivas, desenvolveram diversas atividades com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade escolar e até a população de Leiria para a situação ambiental do nosso Planeta Terra e incentivar à utilização racional da energia, à redução da pegada energética e à adoção de uma mobilidade sustentável. Para tal, os alunos dinamizaram aulas para os 1º e 2º ciclos sobre “Reciclagem”, aulas para o 3º ciclo sobre “Pegada Energética”; palestras; visitas de estudo (SIMLIS, Valorlis, Museu Moinho de Papel, Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, Martos & Cª, Pellets); caminhadas de sensibilização (mobilidade sustentável em parceria com Brisas do Lis Night Run, passeio de bicicleta das escolas católicas de Leiria); campanhas para a redução de consumo de água e energia no colégio e em casa; Workshops (reciclagem de papel), participação na Campanha Papel por Alimentos (Banco Alimentar), entre muitas outras atividades.

Com a atribuição do 1º Prémio, o CCMI receberá uma auditoria energética gratuita, a realizar pela Galp Soluções de Energia; visita dos membros das Brigadas Positivas a um edifício da Galp Energia (inclui transporte e alimentação);uma auditoria de Segurança para todos os equipamentos de gás do colégio; 200 viagens de um dia ao parque temático KidZania, incluindo transporte, refeições e entrada; kits de mobilidade compostos por bicicleta, capacete e mochila, para cada aluno participante; aquecedores a gás Hotspot para os professores coordenadores das atividades das Brigadas Positivas vencedoras; detetores de monóxido de carbono domésticos para os agregados familiares dos alunos membros das Brigadas Positivas.

Para além de todos estes prémios, no próximo dia 4 de junho, os alunos que  integraram este projeto irão participar na cerimónia de  entrega de prémios a realizar no Jardim Zoológico de Lisboa, usufruindo gratuitamente de atividades lúdicas, almoço e viagem.

Contudo, os alunos do Clube Missão Up – Brigadas Positivas  estão ainda a participar em outra atividade proposta por este projeto, que consiste no desenvolvimento de um vídeo sobre a Missão Up de, no máximo, 1 minuto. Este vídeo já foi elaborado e em breve será divulgado no site oficial do Projeto Missão Up.

Em suma, com este projeto foi possível alertar para a importância de adotarmos um modo de vida mais sustentável para que as gerações futuras possam usufruir de todos os recursos naturais que atualmente nós utilizamos no nosso quotidiano. Como fomos referindo ao longo do ano letivo “É com pequenos gestos que poderemos melhorar o nosso planeta”!

Como coordenadora deste projeto gostaria de agradecer aos alunos do Clube, pois sem o seu entusiasmo, dedicação e empenho não teria sido possível desenvolver este projeto, à Direção do Colégio e a todos os pais, encarregados de educação, professores, funcionários, instituições e restantes alunos do colégio que colaboraram no trabalho que foi desenvolvido ao longo deste ano letivo.

Sem comentários:

Enviar um comentário