domingo, 6 de abril de 2014

Visita de estudo à Valorlis!


No dia 1 de abril, no âmbito do Projeto Missão Up | Unidos pelo Planeta, os alunos de 8º ano e do Clube Missão Up – Brigadas Positivas realizaram uma visita de estudo às instalações da Valorlis. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história, objetivos e importância desta empresa na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas da nossa região.

A Valorlis - Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, S.A., criada a 6 de agosto de 1996, é uma empresa participada pela EGF - Empresa Geral de Fomento, S.A. e pelos municípios da Batalha, Leiria, Marinha Grande, Ourém, Pombal e Porto de Mós.



Esta empresa permitiu uma mudança muito importante na qualidade ambiental da região, procedendo ao encerramento de todas as lixeiras existentes nos 6 municípios, e organizando um sistema de recolha seletiva de resíduos para posterior reciclagem e um sistema de tratamento e destino final dos resíduos sólidos urbanos através da construção de um aterro sanitário e recentemente de um CVO (Centro de Valorização Orgânica).
 

Os nossos alunos visitaram as instalações de triagem dos resíduos sólidos urbanos que serão posteriormente encaminhados para a reciclagem. É necessário separar o papel/cartão do plástico e do metal, e em relação aos plásticos é necessário separá-los de acordo com as várias categorias (sacos de plástico, embalagens, pacotes de leite e sumos, …).
 
 
 
No fim da separação, todos os resíduos são captados em fardos para mais facilmente serem transportados até à empresa de reciclagem. 
 
 
 
  
 
 
Foi ainda possível observar de perto o aterro sanitário, para onde são encaminhados todos os resíduos que colocamos no contentor do lixo comum. Diariamente, chegam a este local toneladas de resíduos, muitos dos quais poderiam ter sido encaminhados para a reciclagem. A partir daqui estes resíduos não terão mais qualquer utilidade para nós e ficarão neste local durante centenas de anos em decomposição. O mau cheiro era intenso e a quantidade de gaivotas que procuravam alimento fácil era enorme. Durante e após a acumulação de resíduos, a Valorlis faz a recolha de biogás (metano e dióxido de carbono) para a produção de energia elétrica, reduzindo assim a libertação de gases com efeito estufa. As águas lixiviantes também são recolhidas e encaminhadas para a ETAR municipal (ETAR Norte do Coimbrão).





A célula que observámos irá encher-se em 2 ou 3 anos, posteriormente esta vasta área poderá ser um jardim, mas nunca se poderá construir edifícios ou plantar árvores.
 
 
 
 
 
 
 
 
O aterro sanitário não é o destino final ideal para os resíduos que produzimos diariamente e, por isso, devemos promover cada vez mais a separação de resíduos em nossas casas, para posteriormente serem reciclados.

Sem comentários:

Enviar um comentário