domingo, 23 de novembro de 2014

Um pequeno gesto, por um planeta melhor!


“O nível do mar subiu 1,7 milímetros por ano entre 1901 e 2010. Para o final deste século, projeta-se uma subida de 28 a 82 centímetros. Os oceanos continuarão a aquecer ao longo do século e em maior profundidade. Até 2300, o seu nível poderá subir um a três metros, segundo os cenários mais pessimistas.”

“Cientistas estão a monitorizar um iceberg quase seis vezes maior que Manhattan, que se partiu na Antártida e segue agora para o oceano. Este é um dos maiores icebergs da atualidade.”

“Se não agirmos agora, vamos ver mais e mais desastres, devido à urbanização desordenada e degradação ambiental. E desastres relacionados com o clima com certeza vão aumentar no futuro, devido a fatores que incluem as alterações climáticas”


Estas são apenas algumas das mais recentes notícias sobre o nosso planeta Terra. Não há dúvidas que é urgente mudarmos alguns dos nossos hábitos e trabalharmos ativamente por um planeta mais sustentável e saudável, para que as gerações futuras também possam usufruir deste magnífico planeta.

Para tal, os alunos do Clube Missão Power Up (anteriormente designado Clube Missão Up) irão continuar a desenvolver atividades para que o futuro do planeta seja mais otimista do que é hoje. Mas precisamos do apoio de todos – alunos, pais, avós, professores, funcionário,… pois um pequeno gesto de cada um de nós pode fazer a diferença!!

 
Por exemplo, vamos continuar a promover a reutilização e a reciclagem de materiais e, por isso, pedimos que nos entreguem (todos os materiais podem ser colocados junto ao Ecoponto CCMI, no coberto do 3.º ciclo):

ü  TAMPINHAS DE PLÁSTICO – para a aquisição
de material de apoio ortopédico para crianças
que tanto necessitam.
 

 
    ü  PAPEL (e não cartão) – continuamos a apoiar o projeto do Banco Alimentar Contra a Fome “PAPEL POR ALIMENTOS”;
 
 
 

Papel que poderá ser entregue:
Papel que não é aceite:
  • Jornais/revistas
  • Fotocópias
  • Papel de rascunho
  • Impressos  e folhetos publicitários
  • Envelopes
  • Papel de fax
  • Papéis timbrados
  • Arquivos mortos
  • Cartão e papelão
  • Papéis plastificados
  • Papéis metalizados
  • Papéis parafinados, papel vegetal, fotografias
  • Fitas adesivas
 

O seu papel é essencial na luta contra a fome!

     Contamos com o vosso apoio!                                      ]

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Um dia na “cidade” da Kidzania!

Na passada sexta-feira, dia 10 de outubro, todos os nossos alunos das 6 turmas do 2.º ciclo viveram um dia fantástico, repleto de novas experiências e aprendizagens, no parque temático da Kidzania. Este dia foi proporcionado pela Galp Energia, ainda no âmbito do 1.º prémio alcançado, no ano letivo anterior, pelos alunos do Clube Missão Up – Brigadas Positivas!





Apesar de muitos alunos já conhecerem muito bem a Kidzania, a seu entusiasmo era evidente, estavam ansiosos por “brincar aos adultos”, num ambiente altamente realista, durante um dia. Neste parque, as crianças podem escolher entre mais de 60 profissões diferentes, em réplicas dos estabelecimentos mais representativos de uma cidade real: aeroporto, fábricas, teatro, lojas, circuito automóvel, esquadra de polícia, bombeiros, imprensa, estúdio de TV, estádio e muitos outros. As atividades são desenhadas para serem simultaneamente divertidas e pedagógicas. Os conteúdos acompanham os programas escolares e procuram ensinar às crianças valores e regras de cidadania, ajudando-as a viver de forma saudável em sociedade.

Foi fantástico observar os alunos a desempenharem o papel de adultos, numa verdadeira azáfama diária, para poderem usufruir do máximo de atividades possíveis.

Fantástico! Espetacular! Estas foram algumas palavras usadas pelos nossos alunos para descrever este dia!




 

quinta-feira, 29 de maio de 2014

1º Prémio no concurso “Brigadas Positivas”

O CCMI e, em especial os alunos que integram o Clube Missão Up – Brigadas Positivas foram premiados com a atribuição do 1º Prémio no concurso “Brigadas Positivas”, um projeto lançado pela Galp Energia no âmbito do Projeto Missão UP | Unidos pelo Planeta, de abrangência nacional.

Ao longo de todo o ano letivo, 22 alunos das turmas 5.1 e 5.3, pais, encarregados de educação e professores desenvolveram diversas “brigadas positivas”  dedicadas à problemática da eficiência energética, com especial enfoque nos temas da mobilidade sustentável, fontes de energia e pegada energética. 
Por ser uma temática pertinente, atual e que diz respeito a todos nós, os alunos do Clube Missão Up – Brigadas Positivas, desenvolveram diversas atividades com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade escolar e até a população de Leiria para a situação ambiental do nosso Planeta Terra e incentivar à utilização racional da energia, à redução da pegada energética e à adoção de uma mobilidade sustentável. Para tal, os alunos dinamizaram aulas para os 1º e 2º ciclos sobre “Reciclagem”, aulas para o 3º ciclo sobre “Pegada Energética”; palestras; visitas de estudo (SIMLIS, Valorlis, Museu Moinho de Papel, Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, Martos & Cª, Pellets); caminhadas de sensibilização (mobilidade sustentável em parceria com Brisas do Lis Night Run, passeio de bicicleta das escolas católicas de Leiria); campanhas para a redução de consumo de água e energia no colégio e em casa; Workshops (reciclagem de papel), participação na Campanha Papel por Alimentos (Banco Alimentar), entre muitas outras atividades.

Com a atribuição do 1º Prémio, o CCMI receberá uma auditoria energética gratuita, a realizar pela Galp Soluções de Energia; visita dos membros das Brigadas Positivas a um edifício da Galp Energia (inclui transporte e alimentação);uma auditoria de Segurança para todos os equipamentos de gás do colégio; 200 viagens de um dia ao parque temático KidZania, incluindo transporte, refeições e entrada; kits de mobilidade compostos por bicicleta, capacete e mochila, para cada aluno participante; aquecedores a gás Hotspot para os professores coordenadores das atividades das Brigadas Positivas vencedoras; detetores de monóxido de carbono domésticos para os agregados familiares dos alunos membros das Brigadas Positivas.

Para além de todos estes prémios, no próximo dia 4 de junho, os alunos que  integraram este projeto irão participar na cerimónia de  entrega de prémios a realizar no Jardim Zoológico de Lisboa, usufruindo gratuitamente de atividades lúdicas, almoço e viagem.

Contudo, os alunos do Clube Missão Up – Brigadas Positivas  estão ainda a participar em outra atividade proposta por este projeto, que consiste no desenvolvimento de um vídeo sobre a Missão Up de, no máximo, 1 minuto. Este vídeo já foi elaborado e em breve será divulgado no site oficial do Projeto Missão Up.

Em suma, com este projeto foi possível alertar para a importância de adotarmos um modo de vida mais sustentável para que as gerações futuras possam usufruir de todos os recursos naturais que atualmente nós utilizamos no nosso quotidiano. Como fomos referindo ao longo do ano letivo “É com pequenos gestos que poderemos melhorar o nosso planeta”!

Como coordenadora deste projeto gostaria de agradecer aos alunos do Clube, pois sem o seu entusiasmo, dedicação e empenho não teria sido possível desenvolver este projeto, à Direção do Colégio e a todos os pais, encarregados de educação, professores, funcionários, instituições e restantes alunos do colégio que colaboraram no trabalho que foi desenvolvido ao longo deste ano letivo.

domingo, 4 de maio de 2014

Missão Cumprida!


Dia 2 de maio foi um dia marcante para o nosso clube, pois foi a data limite para a entrega do Relatório de Atividades final e, muitas foram as brigadas que atuaram no colégio, ao longo deste ano letivo, com o objetivo de mudar atitudes e comportamentos em toda a comunidade escolar para que num futuro próximo se alcance um planeta globalmente mais sustentável.

Para recordarmos o trabalho fantástico que os alunos deste clube e outros alunos do nosso CCMI concretizaram ao longo do ano letivo, segue o seguinte vídeo:
 
Os nossos alunos estão de parabéns!
Contudo este trabalho apenas foi possível devido à colaboração  ativa de toda a nossa comunidade escolar (pais, encarregados de educação, direção do colégio, professores, funcionários) e algumas entidades externas que participaram prontamente neste projeto (Quercus, CIA, Museu Moinho de Papel, Banco Alimentar, Câmara Municipal de Leiria, Simlis, Valorlis, La Redoute,...). Por isso, desde já agradeço a colaboração de todos!
 

Mas a nossa missão ainda não terminou e, por isso as brigadas positivas continuam a trabalhar!!!



Desenho elaborado voluntariamente pela Mariana Ferreira, no chão da varanda de casa.
Sem dúvida que a Mariana não se esquece da Missão Up!!

 

sábado, 3 de maio de 2014

Brigada "Por um Planeta Sustentável"


O que é um planeta sustentável?

Um planeta sustentável é aquele que pode sustentar a vida e que o consumo regular dos recursos é feito de forma a permitir que eles se renovam ou que se mantenham num nível que garanta muitos e muitos anos de exploração viável e útil desses recursos.

O homem costumava pescar, colher frutos e alimentos que cresciam normalmente nas árvores e nos campos e, caçar animais que a Terra disponibilizava para ele. Contudo, com o crescimento populacional a aumentar conforme a tecnologia e as condições de vida melhoravam, a humanidade teve que desenvolver técnicas de produção de maiores volumes de alimentos. Da mesma forma, o ser humano começou a produzir grandes quantidades de resíduos que eram simplesmente atirados nos rios, sem qualquer tratamento prévio. Em muito pouco tempo, essas práticas acabaram por degradar a Terra, a água e o solo e provocar um enorme problema no planeta.

Conseguir um planeta que volte a suportar o consumo das suas riquezas e a processar os nossos resíduos de forma mais harmoniosa transformou-se numa condição essencial para que a vida humana conseguisse prolongar-se por mais gerações sobre a face da Terra.

Assim, o Clube Missão Up – Brigadas Positivas, propôs a alguns alunos de 6.º ano que elaborassem vídeos, com o máximo de 2 minutos que sensibilizasassem para as boas práticas no quotidiano. Cada grupo de 3 alunos realizou um vídeo sobre energia e outro, sobre um tema livre (resíduos, biodiversidade, água, transportes ou alterações climáticas).

Segue-se o vídeo sobre “Energia” elaborado pelos alunos Eva, Laura e Pedro da turma 6.3:



Seguem-se os vídeos sobre “Energia” e "Água" elaborados pelos alunos Maria Gomes, Patrícia Albuquerque e Sofia Junqueira da turma 6.3: 
 
 
Desta forma, temos que encarar os nossos recursos planetários como uma importante herança que deve ser deixada para as gerações futuras e, por isso mesmo, deve ser usada com racionalidade para garantirmos um futuro promissor para nós e para nosso planeta.
 
 

domingo, 27 de abril de 2014

Vamos conservar o nosso planeta!


No passado dia 22 de abril comemorámos, no CCMI, o Dia Mundial da Terra. A data surgiu nos Estados Unidos, na década de 70, quando o senador Gaylord Nelson organizou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mas foi só a partir da década de 90 que a data se internacionalizou.

Especialmente neste dia é importante reconhecermos a importância do planeta, refletirmos e consciencializarmos a população sobre o que podemos fazer para ajudar a mãe Terra e, nos comprometermos a preservar e a zelar as belezas naturais que nos rodeiam.
Os crescentes problemas como catástrofes e tantas outras tragédias climáticas devido a ação direta e irresponsável do homem já causaram danos irrecuperáveis e incalculáveis.

No dia 22 de abril o CCMI viveu um dia cheio de atividades que nos consciencializaram, mais uma vez, para a problemática ambiental que o nosso planeta enfrenta e, nos ensinaram/relembraram alguns comportamentos que devemos adotar de modo a preservarmos o planeta em que vivemos, tais como:

·         Palestras:

- a Simlis deu a conhecer o importante trabalho desenvolvido pela ETAR no tratamento das águas residuais, bem como, as características dos ecossistemas ribeirinhos e o papel da ETAR na preservação destes ecossistemas;
 






- o Grupo Lubriflores e Lubrigás divulgaram e mostraram as novas tecnologias, na área da indústria automóvel, desenvolvidas para a redução da emissão de gases poluentes para a atmosfera e para uma maior eficiência energética dos veículos.

 


·         Ateliers:

- O Clube Missão Up – Brigadas Positivas elaborou tintas ecológicas a partir de cola branca, alimentos e especiarias, para os alunos do pré-escolar pintarem uma tela gigante com desenhos alusivos ao meio ambiente. E que bonitos desenhos eles fizeram!!!


 
 
- A ENERDURA mais uma vez colaborou conosco na divulgação da aplicação da energia solar em diversas tecnologias;
 
 
 
 
 
 
 

- Diversos professores do Instituto Politécnico de Leiria, desenvolveram atividades que fascinaram os nossos alunos, tais como, mover um carrinho através da energia do hidrogénio; produzir biodiesel; construir fornos solares através da reutilização de materiais – até foi possível preparar umas deliciosas pizzas para o lanche; monitorizar a qualidade do ar no recinto do colégio;
 




 

- A "Verde Narrativa”, também nossa encarregada de educação mostrou-nos como podemos transformar, de forma fácil e rápida, uma t-shirt velha num belo saco e, como produzir “Bombas de sementes”, para reflorestar o nosso país.








- O Centro de Interpretação Ambiental de Leiria, os alunos do pré-escolar e do 3.º ano colocaram mãos à obra e através da utilização de algumas plantas produziram tintas que lhes permitiram elaborar belos e criativos desenhos num atelier intitulado “Do almofariz à tela”;

·         Peddy paper ecológico – porque a brincar também é possível aprender a cuidar do nosso planeta;

·         Desfile de fatos realizados com a reutilização de roupas usadas e aparentemente sem utilidade.

·         Exposições sobre diversas temáticas relativas aos problemas ambientais (efeito de estufa/ aquecimento global, destruição da camada do ozono, degradação dos recursos hídricos, abrasão marinha da costa litoral,…) que afetam atualmente o nosso planeta e estratégias para reduzir esses problemas (desenvolvimento de energias renováveis, desenvolvimento de uma agricultura sustentável, adoção de hábitos diários que melhorem a eficiência energética da tecnologia que usamos,…)



E quase ao final do dia, os alunos que integram o Clube Missão Up – Brigadas Positivas e os alunos do 8.º ano realizaram uma visita de estudo às instalações da empresa Martos, em Colmeias (pertencente a um dos nossos encarregados de educação). Foi possível observar a enorme riqueza que as árvores representam para nós, pois nesta empresa, os pinheiros das nossas florestas são aproveitados para obter madeira para construção de mobiliário, paletes; alguma casca destas árvores é encaminhada para a produção de energia a partir da biomassa, outra é exportada para o cultivo de plantas e para jardins; os desperdícios de madeira são triturados e, por diversos processos são transformados em pellets – usados na produção de energia para o aquecimento de água e de casas, com a vantagem de emitir menos CO2 para a atmosfera.  




Foi realmente um dia muito enriquecedor para todos nós!!

Que o pensamento de James Dean sirva de inspiração e desperte em nós o zelo, o fascínio e o amor pela amada mãe Terra:

“Também me tornei próximo à natureza e agora sou capaz de apreciar a beleza com a qual este mundo é agraciado”.

Sejamos fiéis protetores da mãe Terra, nossa casa, pois a nossa sobrevivência e de todos os seres vivos depende da atitude responsável e consciente de todos e de cada um.

Façamos a nossa parte! A mãe Terra agradece!


 
O importante é passar a mensagem da importância de cuidar do nosso planeta, afinal esta é a nossa casa!

O CCMI continua a colaborar com a Campanha “Papel por alimentos”!


 
O Clube Missão Up – Brigadas Positivas, ao longo dos últimos meses tem recolhido papel usado para apoiar a Campanha “Papel por alimentos”, dinamizada pelo Banco Alimentar Contra a Fome, tendo conseguido, até ao momento, entregar 913 Kg de papel ao Banco Alimentar de Leiria. É de relembrar que cada tonelada de papel recolhido equivale a 100 euros em produtos alimentares básicos.
Assim, o nosso contributo representa uma enorme ajuda para que muitas famílias possam ter acesso a alimentos básicos e essenciais para a sua saúde.
 


Tudo isto apenas é possível com o apoio dos nossos alunos, que cada vez mais têm o cuidado de colocar o papel no papelão presente na sala de aula e, não no lixo comum; dos pais/familiares que cada vez mais encaminham o papel usado para o CCMI; de algumas empresas que têm colaborado ativamente nesta campanha, tais como a La Redoute; das Irmãs da nossa Congregação que cuidadosamente guardam todo o papel que já não necessitam para nos apoiarem nesta missão.

 Relembramos que o cartão e o papelão não poderão ser encaminhados para esta campanha.
 
Papel que poderá ser entregue:
Papel que não é aceite:
  • Jornais/revistas
  • Fotocópias
  • Papel de rascunho
  • Impressos  e folhetos publicitários
  • Envelopes
  • Papel de fax
  • Papéis timbrados
  • Arquivos mortos
  • Cartão e papelão
  • Papéis plastificados
  • Papéis metalizados
  • Papéis parafinados, papel vegetal, fotografias
  • Fitas adesivas
 

 

 
O seu papel continua a ser essencial na luta contra a fome!